RESULTADO DO ENDURO DE NATAL
CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO F.I.M. 2008
ENDURO DE NATAL / 2008
12 e 13 de Julho – 3ª e 4ª Etapas
NATAL/RN – A cidade do Natal foi palco de mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro, desta vez foi o Enduro de Natal, válido pelas 3ª e 4ª etapas do Brasileiro, a prova foi organizada pela empresa de eventos A. Aquino - eventos esportivos, tendo à frente Assis Aquino, que também é Diretor Nacional de Enduro da CBM, tendo o mesmo conseguido elevar a média de participantes por etapa da modalidade no Brasileiro para 95 pilotos inscritos, sendo que quase 30 pilotos foram do sul e sudeste do país, sendo São Paulo e Santa Catarina quem mais piloto tinha na prova. “Para mim foi uma grata surpresa a participação de tantos pilotos do sul país, devido a distância e por ser a primeira vez nos últimos anos que a modalidade sai da região sul do país, só tenho a agradecer aos pilotos e suas equipes por acreditarem na nossa capacidade de organizar eventos de nível nacional.” Comentou Assis Aquino, Diretor de Prova.
Primeiro dia – Com o sol um pouco encoberto por nuvens e rajadas de ventos fortes, típicas do litoral nordestino, tornando o clima agradável para os participantes, equipes e pilotos se preparavam para participarem do ENDURO DE NATAL. A secretaria de prova iniciou seus trabalhos pontualmente as 8:00 horas, seguido de vistoria e parque fechado, e às 12:00 horas os pilotos partiram para encarar os desafios das trilhas potiguares, neste dia foram 02 voltas de 59 km, com 02 Cross Testes, 02 Extremes e 06 Enduros Testes, além de 04 CH´s e 01 Pré-Finish, totalizando 4:30 horas de prova no dia. O local de largada foi no Centro de Treinamento da BR moto Honda/FEMORN, aonde também aconteceu os CT´s e XT´s, levando um bom número de público para assist ir ao evento, inicialmente os pilotos faziam um CT de 2,5 km de extensão, em um terreno de areia batida e piçarra, passando por varias trilhinhas de mata atlântica, sendo considerado pelos pilotos como muito legal e técnica esta especial, logo em seguida os pilotos partiam par o XT, que foi possuía 1 km de extensão com obstáculos naturais e artificiais (Pneus, Sucata de carro, Pedras, Troncos, etc.), esta especial foi a grande sensação para pilotos e o público presente, proporcionando muita emoção para todos que ali estavam, em seguida partiam em deslocamento para encararem muita areia nas dunas do litoral sul de Natal. A primeira especial foi realizada na região de Alcaçus, com 2,8 km, aconteceu toda em estradas de areia de dunas, sendo bastante rápida e técnica. Na primeira volta uma subida bastante ingreme causou um grande engarrafamento, e a organização optou por encerrar a especial ali mesmo, passando então a ficar com 2,0 km de extensão a partir da segunda volta. A segunda especial também aconteceu em terreno de dunas, com 3,0 km de extensão, passava ainda por várias áreas de lagoas, trilhinhas de mata. A terceira especial foi a mais técnica do dia, com 3,5 km de extensão mesclava passagem por riachos, subidas e descidas em uma piçarreira, um circuito de velocross, e por ultimo uma grande descida e subida com bastante erosões, conhecida pelos pilotos locais como a subida do “Ipiranga”. No sábado os vencedores foram os seguintes: Na E-1 Nielsen Bueno – MG (IMOCX RACING HUSQVARNA); Na E-2 Gregório Caselani – RS (IMPACTO MOTOS, ACERBIS ACERBIS...); E-3 Paulo Alameida Portugês – RN (PLANET CROSS / BR MOTO HONDA); E-4 José Irineu – CE (MARCONES MOTO).
Segundo Dia – Inicialmente estava previsto 03 voltas para o domingo, e a organização da prova resolveu diminuir para 02, pois além do terreno exigir muito dos pilotos e a volta ser muito longa, alguns pontos das especiais estavam com bastante água, e certamente traria problemas para os participantes, os pilotos e equipes entenderam e apoiaram a decisão da organização, em função desta alteração a largada da prova mudou para às 10:00 horas. Os pilotos partiram para mais 02 voltas no circuito, desta vez valendo todas as especiais desde a primeira volta. No final do dia sagraram-se vencedores desta etapas os seguintes pilotos: Na E-1 Nielsen Bueno – MG (IMOCX RACING HUSQVARNA); Na E-2 Gregório Caselani – RS (IMPACTO MOTOS, ACERBIS ACERBIS...); E-3 Rafael Gaertner – SC (H. PARTS / DURAG / CHARLES MOTOS); E-4 José Irineu – CE (MARCONES MOTO).
Resultado Final – Ao final dos 02 dias de provas e de muita areia e emoção, sagraram-se campeões os seguintes pilotos:
Categoria E1
1 - Nielsen Bueno – MG (IMOCX RACING HUSQVARNA)
2 – André Spaca – SP (OFF RUSH / LINK INVESTIMENTOS / KTM);
3 – Stênio Pereira – SP (OFF RUSH / LINK INVESTIMENTOS / KTM).
Categoria E2
1 – Gregório Caselani – RS (IMPACTO MOTOS, ACERBIS ACERBIS...);
2 – Carlo Mônaco –SP (IMOCX RACING HUSQVARNA,SCOTT,RIFFEL,FRIGERI,VORTX,MOTUL);
3 – Diego Collet – SP (IRPASI RACING).
Categoria E3
1 – Rafael Gaertner – SC (H. PARTS / DURAG / CHARLES MOTOS);
2 – Francisco José Marino – SP (SUZUKI / PETROBRÁS, ASW REEBOK PIRELLI RIFFEL);
3- Paulo Almeida Português – RN (PLANET CROSS / BR MOTO HONDA).
Categoria E4
1- José Irineu – CE (MARCONES MOTO);
2 – Carlos Vitório - SC (TEXACO, KALLU MAT. DE CONSTRUÇÃO, AUTO POSTO SOROCABA );
3 – Marcones Daniel – RN (MARCONES MOTO).
A organização foi da FEMORN – Federação de Motociclismo do RN, promoção da A.AQUINO – Eventos Esportivos, supervisão da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. O Patrocínio da PETROBRÁS, SEEL - SECRETARIA DE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DE ESPORTE E LAZER, contamos também com o apoio da BR MOTO HONDA, CAMPANHA CIDADÃO NOTA 10, POSTO BR PIUM, HOTEL RIFOLES. Para ver o resultado completo acesse: www.femorn.esp.br e www.pcpodium.blogspot.com .
FONTE: A. AQUNO EVENTOS ESPORTIVOS